Nunca se falou com tanta frequência em mudança do comportamento do consumidor porque ele nunca mudou nessa velocidade. Ele está mais exigente e menos fiel. Tem menos tempo, porém faz compras com mais consciência. Muitas vezes, evita lojas e dá muita importância a experiência para além de questões como preço.
Por que ele mudou? De forma simplificada: porque temos uma nova geração de consumidores com diferentes formas de pensar, que está diante de um mercado muito mais competitivo e que tem acesso a uma tecnologia que não existia há poucos anos atrás.
Se você trabalha no segmento B2B deve ter percebido que o seu cliente também se transformou. Se antes a compra era centralizada hoje, vemos muito mais áreas se envolvendo. Os clientes pesquisam em segundos sobre a reputação da sua empresa e compartilham muito mais sobre suas experiências. As startups trouxeram consigo todo um novo modelo de negócios. Uma pesquisa realizada pela Loudhouse Research, envolvendo 402 compradores, revelou que o tempo médio percorrido, desde a busca pela informação até a primeira reunião, é de 14 semanas. Imagine por quantos pontos de contato ele passou até agendar?
E a sua empresa? Que mudanças fez para acompanhar todos esses movimentos? Se continua se relacionando com os clientes da mesma forma que há 10 anos atrás, como estão os resultados?
Conte pra gente nos comentários!