Nesta maré de rápidas transformações e turbulências, os clientes estão assumindo seu poder e transformando os relacionamentos no mundo dos negócios. Construir uma vantagem competitiva sustentável e liderar uma organização no século 21 exige uma nova abordagem: colocar seu cliente no centro de tudo o que você faz, implementar um modelo de negócios centrado no cliente e liderar corajosamente sua organização na jornada de transformação necessária.
A sua empresa já centraliza as estratégias no cliente? Trabalha focada de verdade nas suas dores e necessidades? Se a resposta for não, está na hora de pensar sobre isso e agir. É fundamental aprender sobre o seu cliente para desenvolver um bom relacionamento e oferecer uma experiência sem atritos. Mas, afinal, como sua empresa pode construir um vínculo de confiança com seus clientes? A resposta está na estratégia de Customer Centric.
Veja agora o que significa Customer Centric e porque você deve implementar na prática.
O que é Customer Centric
Uma empresa Customer Centric, na tradução do termo em inglês, é a que centraliza o consumidor nas suas estratégias. O foco neste consumidor não é somente oferecer um ótimo canal de atendimento, e sim oferecer uma ótima experiência, do início ao fim.
A centralização no cliente não é apenas sobre segmentação ou táticas de marketing de curto prazo. Em vez disso, representa uma filosofia de toda a organização, que se concentra no alinhamento sistemático e contínuo da arquitetura interna, liderança, estratégia, métricas, recursos e ofertas da empresa. Essa filosofia significa que, para serem verdadeiramente centradas no cliente, as empresas precisam fazer transformações nesses vários níveis mencionados.
“Os vínculos com os consumidores são criados a partir da percepção de que a empresa realmente direciona suas ações tendo o cliente como foco principal”.
Frank Meylan, sócio-líder da prática de Digital da KPMG
Empresas centradas no cliente compreendem que o cliente é responsabilidade de todos os colaboradores. Quando cada um faz a sua parte considerando que a sua atividade é um pedaço de um todo que vai compor a experiência completa do cliente com a empresa, o cenário e o resultado mudam. Quando você tem uma empresa voltada para o cliente, conquista a fidelidade do cliente e aumenta seu ticket médio. Qual gestor não sonha com isso?
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