Experiência do Cliente, Imagem e Reputação de Empresa: como estão interligadas?

Experiência do Cliente, Imagem e Reputação de Empresa: como estão interligadas?

A geração Z ainda não tinha nascido na época, então permitam-nos explicar em poucas palavras de onde surgiu essa frase: "Imagem não é nada. Sede é tudo. Obedeça a sua sede.”

Foi o slogan mais lembrado na década de 90, criado na campanha de marketing pela Sprite, que competia com a Coca-Cola pelo posicionamento de mercado. 

A nossa ideia não é ficar dissertando sobre essa famosa campanha de marketing. Então, quem quiser ir mais a fundo, dê um Google sobre isso, pois  artigos não faltarão. O que queremos aqui é instigar as diferentes interpretações que essa expressão pode ter e como isso pode refletir no seu negócio. 

O primeiro pensamento que passa pela nossa cabeça deve ser: é de dentro para fora…. o que importa é o conteúdo. E a oobex pergunta: Será?

E vem um segundo pensamento: Não adianta de nada o produto ser bonito se não funciona. Vou querer devolver, né? E nós: Devolveria mesmo se isso impactasse na sua imagem, status, desejo e prazer quando adquiriu o produto? E se esse produto inútil te faz lembrar de algum momento mágico?

Você já ouviu falar sobre em Momentos da Verdade. Nossa metodologia em descobrir e elaborar maneiras que um produto pode impactar um consumidor vai muito além de ser ou não útil.

E vamos ao terceiro nível de pensamento: Bem, como vou saber se tenho sede, se a imagem não me leva a essa necessidade…. Aha! Chegamos onde queríamos.

Há quem defende que um negócio ou marca não sobrevive se o investimento é  somente em imagem. E outros garantem que o consumidor hoje em dia não leva a imagem em consideração. Focam para que a necessidade do seu cliente seja ou não suprida. 

Mas o que realmente compõe uma imagem ou a sede? Quando falamos de produto e venda simples, isso é mais fácil de visualizar: a entrega do seu sofá foi feita? a roupa é o seu número? o equipamento chegou sem defeito?

O desafio é quando falamos de serviço e venda complexa, entende? Nós da oobex defendemos que a imagem não existe sem conteúdo e vice versa. E a sede é o grande motivo pelo qual um produto ou um serviço existe, ou seja, a necessidade que se possui ou que é fomentada… e adivinha pelo que? Acertou quem disse: experiência.

A imagem é constituída por vários quesitos, e eu diria que a reputação de uma marca ou empresa é o compilado desses quesitos: os 5Ps do marketing + o que o seu consumidor pensa e sente sobre o seu produto ou serviço. Ou seja, a imagem está diretamente ligada à experiência. E tudo isso resulta no ranking da reputação do seu negócio.

A reputação de uma empresa vai muito além de uma boa campanha de imagem. Não é algo que se obtém do dia pra noite, com uma ascensão de curtidas e seguidores em poucos dias. Precisa-se de uma jornada de compra bem desenhada, estratégias de marketing e vendas bem definidas. Processo comercial com uma abordagem coerente ao que se entrega com seu produto e serviço. Qualidade na performance da sua equipe de atendimento. Melhorias contínuas…. e por aí vai. E não podemos esquecer da confiança. Uma vez adquirida pelo seu cliente, é muito difícil de perder.

São tantas as possibilidades… E você já sabe por onde começar? Não? Calma… Responda esse Diagnóstico Gratuito e saberá por onde iniciar ações transformacionais para seu negócio.

A reputação demora, existe um processo da construção de várias experiências que se deve proporcionar, para que uma empresa chegue onde se precisa para tornar sua marca sólida, confiável e rentável por muitoooooo tempo. Por isso é muito importante um trabalho consultivo de especialistas que possuem uma vasta bagagem por vários tipos de empresa, produtos e segmentos de mercado. 

Vem com a oobex! Nós vamos te ajudar.