Ah aquela velha receita, guardada a 7 chaves… Quem nunca teve uma receita infalível passada e repassada de mão em mão? Mas a receita ainda funciona? Se sim, funciona para todas as empresas que seguem o passo a passo?
Eu acredito em receitas, metodologias e técnicas que podem até ser seguidas à risca, mas o resultado final não é o mesmo para todos que as aplicam. Dependendo de quem vai pôr a "mão na massa" ou de quem vai saborear o resultado final, há a necessidade de alguns toques personalizados de ingredientes e que deverão ser aprimorados com o tempo.
Seguir algumas “boas práticas”, ou seja, uma metodologia que um profissional de referência elaborou e executou, com protótipos e prova social, eis que nasce um case de sucesso: a receita infalível da escalabilidade... Será?
E se você adora analogias, ler entrelinhas e decifrar enigmas, assim como eu, consegue entender que essa estorinha de receita de sucesso na gestão de processos de todas as empresas não existe.
Seguir uma receita e ajustá-la para ficar com a cara da sua empresa, é a mesma fórmula para reestruturar os seus processos (pré-vendas, vendas, atendimento, onboarding, customer success…). A melhor receita para você é aquela que só vai funcionar para sua empresa e para sua equipe, e por um período… afinal, as coisas mudam, não é mesmo?
Os consumidores evoluem, a jornada de compra fica cada vez mais complexa, pessoas entram e saem das empresas com cada vez mais frequência, e os produtos também tendem a se atualizar de acordo com as tendência do mercado.
Mas como saber se estou seguindo uma receita confiável para conseguir aprimorar os processos da minha empresa ou área como necessito? Como saber se os ingredientes (recursos disponíveis) que estou utilizando são os melhores para o resultado que eu quero atingir?
Bom, vamos à receita que eu me inspiro. E põe esse forno para aquecer….
Pré-preparo (Planejamento): Mercados bem mapeados, Produto com valor agregado e diferencial competitivo, Canais de comunicação bem posicionados, Conteúdo com linguagem de acordo com seu target.
Se não possuem nada disso, tem dúvidas do seu mercado e não sabem o que o seu cliente pensa… é hora de conhecer seus Momentos da Verdade.
Ingredientes (Recursos): Processos bem estruturados (que faz o que e quando), esforço necessário e metas bem definidas, indicadores de performance para monitoramento e identificação de gargalos.
Tempo de Preparo (Maturação): Cada empresa tem o seu tempo de maturação, de acordo com o seu modelo de negócio, e com a jornada de compra e entrega do seu cliente.
Temperatura (KPIs): Invista em ferramentas que tragam indicadores para conseguir analisar o seu operacional e planejar o estratégico.
Não sabem por onde começar, estão perdidos com metas e métricas a seguir…Calma! Vamos te ajudar. Entre em contato com a oobex.
O verdadeiro chef de cozinha, opa... o Gestor Comercial, estuda a combinação de variáveis e o consumidor target mais aderente para aquele produto e naquele momento. E esse planejamento deve ser frequente e pra sempre!
E se você tem os ingredientes certos, só não sabe quais os ajustes necessários para que o seu produto ou serviço seja diferenciado? Ou, possui dúvidas se precisa adicionar ou trocar algum item para que a sua receita seja infalível?
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E cada vez mais temos a tendência de querer resultados muito rápidos, a pressão é grande. Todos estão famintos por resultados positivos. Porém, o velho ditado ainda é válido: a pressa é inimiga da perfeição. "Ninguém quer comer um bolo cru, não é mesmo?"
Planejar os pré-requisitos, seguir o passo-a-passo de um processo bem estruturado, necessita-se por último, um pouco de paciência e esperar que aos poucos os resultados vão aparecer. Assim ficará mais evidente os próximos caminhos a serem seguidos. E aí é só degustar esse os resultado crescente….Bon Appétit!!!